sábado, 28 de maio de 2011

Eu não quero mais ser Jacó

Eu não quero Mais ser Jacó

Chega certa hora na nossa vida em que temos a convicção de que já fizemos ‘tudo’ mas que esta faltando alguma coisa.

Há algo que no move e comove ao sentimento de às vezes culpa, às vezes raiva por termos sido ou não termos sido, há até um jargão chamado crise da meia idade para tal coisa.

E hoje gostaria que você tomasse uma decisão...

Você quer ser Jacó?

Durante essa jornada chamada vida podemos observar diversas coisas, mas sempre sob o mesmo olhar, o nosso!

Tentamos sempre sair por cima.

1- quem é você?

Gen. 27:6-19

Na primeira vez em que ouve tal pergunta. Jacó se faz passar pelo seu irmão Esaú, tomando a benção que lhe pertencia, fazendo jus ao seu nome.

Jacó não temia as conseqüências dos seus atos, tampouco temia ao Deus do seu pai, sabia que era, tinha um respeito enorme, já tinha ouvido a respeito dos feitos, mas nunca tinha visto.

2- quem é você?

Gen. 29:12

Mais uma fez jus ao seu nome enganando para levar a melhor só que dessa vez apareceu um mais esperto, apareceu outro Jacó na vida do próprio Jacó.

Um golpe muito forte o atingiu, amava a uma mulher mas foi dada outra no lugar, todo o suor derramado naquela terra tinha sido em vão, teria de trabalhar mais sete anos para conseguir o que queria.

Seus ouvidos ouviam, mas seus olhos ainda não podiam ver...

3- Quem é você?

Gen. 31:3,5

Gen. 32:22-30

A situação era a seguinte: Deus mandara Jacó retornar ao inicio de tudo, e é nessa hora, quando parecia que tudo ia desabar, que o plano de Deus começa a se cumprir.

O irmão ao qual Jacó enganou vinha na sua direção, e ele não tinha como correr, não tinha mais como enganar, seus olhos não podiam crer na situação em que se encontrava, era deplorável.

Nem toda a malandragem do mundo, o salvaria de tal momento, e quanto mais se aproximava, mais ficava nervoso, já não sabia pra onde correr.

Transpondo o vau de Jaboque se agarrou num anjo, e desesperado dizia que não o largaria se não o abençoasse, se sentia sozinha e foi ali que talvez tenha se lembrado, das historias que ouvira, de seu avô Abraão, seu pai Isaque...

Sobre um Deus que fez aliança, que era o Deus da sua família, mas até o então momento seus ouvidos tinham ouvido a respeito, mas seus olhos nunca tinham visto de tal forma.

Ouviu a tal pergunta que o perseguira e que hoje faço a vocês...

Quem é você?

Por vezes passamos por essas situações em que não sabemos o que fazer, tentamos sempre dar nosso jeito, afinal já ouvimos de tudo, já temos o que achamos necessário, mas ainda não vimos a glória de Deus(experiência com Deus) manifesta em nossas vidas, passamos por ela nos contentando com migalhas e dando migalhas a Deus, quando o que Ele quer é nos abençoar, mas isso nunca vai acontecer se não reconhecer-mos que somos Jacó, e que se Deus não estiver conosco estamos verdadeiramente perdidos!

Jó ao passar por todos os problemas ainda teve de ouvir dos seus amigos que a culpa era dele por tudo estar acontecendo, mas ainda assim acreditou que aquilo era um ‘vau de jaboque’ e que ele iria transpassá-lo jó 19:25.

Ao final de tudo só lhe restou dizer.

Jó 42:1-6

E quem você quer ser, o enganador Jacó ou o abençoado Israel?

Nenhum comentário:

Postar um comentário